Rosânia da Silva é Licenciada em Letras pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro- FENORD, Minas Gerais, Brasil; Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, com especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, Brasil; e Doutorada em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, com a tese Percursos da Narrativa Literária Moçambicana: Entre a História e a Ficção, que incide sobre a análise da narrativa literária moçambicana a partir das obras de Mia Couto, Ungulani ba ka Kossa e Orlando Mendes.
Em 1995 emigrou para Moçambique e em 1996 juntou-se à equipa envolvida no projecto do ISPU, hoje Universidade Politécnica, tendo contribuído activamente para o crescimento da instituição.
No âmbito da gestão universitária desenvolveu diversas funções na Universidade Politécnica, destacando-se como Directora Executiva da Universidade, Directora da Unidade de Extensão Universitária- UEU, Directora da Escola Superior de Altos Estudos e Negócios- ESAEN, dentre outros. É Professora Associada e desde 1998 lecciona a disciplina de Semiótica na licenciatura em Ciências da Comunicação.
Actualmente exerce a função de Vice-Reitora da Universidade Politécnica, cargo que exerce em acumulação com o de Directora Executiva da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação -FUNDE.
Na FUNDE tem desenvolvido e gerido projectos nas áreas de Apoio à Comunidade, Pesquisa, Inovação, Educação, Cultura e Cidadania.
Possui vários artigos publicados em jornais e revistas.